top of page
Buscar

Curiosidades Sobre o Vôlei

  • Raphael Martim Bianco Herrera Baptista
  • 16 de abr. de 2017
  • 4 min de leitura

Pessoal meu nome é Raphael e, hoje estou trazendo pra vocês curiosidades sobre o vôlei e um jogador brasileiro muito importante para a história desse esporte, o link do site está no final do texto.

O Vôlei foi criado em 1895. Por um diretor de educação física da Associação Cristã de Moços de Holyoke, seu nome era William G. Morgan. Ele desenvolveu esse esporte para pessoas com idade mais avançadas, a ideia era não ter muitas colisões durante o jogo, ou seja, ele criou este esporte para os jogadores não se lesionarem tanto.

A ideia da rede dividindo a quadra veio do tênis, sua altura era de 1,98 metros. Para a bola, o diretor mandou fabricar uma bola mais leve e apropriada. O nome que atualmente conhecemos hoje vôlei, antigamente o esporte era chamado de mintonette, o nome do esporte só passou a ser chamado de vôlei por uma sugestão do DR. A. T. Halstead de Spingfild.

O vôlei é jogado por duas equipes de seis jogadores, cada uma sendo orientada pelo técnico, o time ainda tem seis jogadores substitutos, e para comandar a partida é necessário de dois juízes e 4 fiscais de linha.

As partidas de vôlei são disputadas em cinco sets, ou não a partida de vôlei é disputada até uma equipe fizer 3 sets. A quadra de vôlei mede 18 metros de comprimentos e 9 metros de largura, a rede tem 9,5 metros de largura. A rede para jogos masculinos deve ter 2,43 metros de altura e para jogos femininos 2,24 metros de altura.

REGRAS DO VÔLEI

O vôlei é iniciado após o saque, situação em que o jogador tem 8 segundos após o apito do árbitro para sacar.

Sempre que a equipe adversária sacar, e sofrer um ponto a equipe atacante deve fazer um rodízio.

Os jogadores da defesa não podem atacar e nem bloquear, exceto com a bola abaixo da borda superior da rede.

Cada equipe só pode tocar 3 vezes na bola, sendo que a bola tocada no bloqueio não vale como toque.

Não é permitido atacar a bola quando está na área adversária.

No bloqueio, os bloqueadores podem tocar na bola além da rede e pode interferir no ataque da equipe adversária.

A bola é considerada fora quando toca o solo fora das linhas demarcatórias.

O jogador não pode tocar na rede.


FUNÇÃO DOS JOGADORES

O levantador é o jogador que prepara as jogadas de ataque.

O líbero é o jogador que deve recepcionar os saques e defender os ataques adversário, e passar a bola para o levantador.

Isso é um exemplo das definições táticas

O ponta é o jogador com alto poder de definição, podendo atacar pelas laterais ou saltando de trás da linha de três metros.

O meio geralmente é o jogador mais alto do time, que deve combinar duas qualidades: ser bom de bloqueio e ter velocidade no ataque.


DEFINIÇÕES DE JOGADAS

Condução: infração cometida pelo jogador quando conduz a bola em vez de tocá-la;

Dois toques: infração cometida ao tocar duas vezes a bola;

Rodízio: movimentação no sentido horário dentro da quadra, mudando a posição dos jogadores;

Invasão: infração cometida com o corpo além da rede do adversário;

Cravar: bater com violência a bola no chão da quadra do adversário;

Deixadinha: um leve toque na bola, buscando espaço vazio na defesa do adversário;

Bola de segunda: ataque no segundo toque, surpreendendo o adversário;

Match point: ponto que pode definir o jogo;

Set point: ponto que pode fechar o set;

Tie break: é o set de desempate, disputado quando cada uma das equipes vence dois sets;

Rally: sequência de jogadas começando no saque e terminando quando a bola estiver fora de jogo;

Manchete: tocar a bola com os braços esticados e mãos unidas;

Toque: tocar a bola com os dedos e as mãos acima da cabeça.


JOGADORES BRASILEIROS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DO VÔLEI

"Sergio Dutra Santos, mais conhecido como Serginho, é o melhor líbero da história do Vôlei, nascido em Diamante do Norte, no Paraná, em 1975. É um dos maiores ídolos do vôlei nacional.

Com apenas 9 meses, mudou-se com sua família para São Paulo. Começou com o esporte na infância, nas aulas de educação física da escola. Como passou por algumas dificuldades ainda jovem, precisou conciliar o trabalho com os treinos. Iniciou a carreira no Palmeiras, depois seguiu para o Guarulhos e passou por vários clubes, São Caetano, Suzano, Banespa, São Bernardo, Piacenza da Itália, Brasil Vôlei e desde 2010 defende o Sesi-SP.

Na última edição do Paulista, o Sesi-SP chegou até a final, mas a equipe de Taubaté levou a melhor. Já na Superliga, o Sesi-SP terminou a fase classificatória em quarto lugar, com 37 pontos. Passou pelas quartas de final, mas foi derrotado pelo Cruzeiro, na semifinal.

Pelos ótimos desempenhos em quadra, Serginho logo integrou a Seleção Brasileira. Soma conquistas com a equipe, são sete títulos de Liga Mundial, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009. Em sua trajetória com a amarelinha, também conquistou muitos prêmios individuais nos Mundiais. Foi premiado como melhor defesa e melhor recepção em 2003, melhor em sua posição em 2007 e melhor jogador em 2009. Também levou a medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011.

O atleta disputou as últimas quatro edições dos Jogos Olímpicos. Em Sidney 2000, o Brasil caiu nas quartas de final. A partir de Sydney, o cenário foi melhor para a equipe brasileira. Em Atenas 2004, o vôlei conquistou o Ouro e em Pequim 2008 e Londres 2012, a equipe conquistou a prata.

Serginho é o melhor líbero da história do vôlei, por suas defesas difíceis e por fazer a diferença em suas atuações pela Seleção Brasileira. Além disso, é um exemplo a ser seguido pelos demais jogadores, por sua vontade. “Ele é um líder, mais o mais importante é que ele lidera pelo exemplo que dá e pela paixão que tem pelo vôlei. (…) Além da eficiência dele como jogador, essa questão do entusiasmo, da paixão e da vontade”, afirmou o técnico Bernardinho para o GloboEsporte.

O brasileiro é um dos jogadores mais experientes no elenco do Vôlei. Após a derrota na final das Olimpíadas de Londres 2012, o atleta chegou a se aposentar da Seleção, mas no ano passado voltou a defender as cores do Brasil.

Com 40 anos, Serginho vai disputar sua última Olimpíada, no Rio de Janeiro. Ele pode se tornar o único brasileiro com quatro medalhas na modalidade, ultrapassando ídolos como Dante, Giba e Rodrigão, que conquistaram três tentos".



Pessoal as informações do jogador brasileiro Sergio eu peguei neste site aqui

 
 
 

댓글


Posts  
 Recentes 
Contato
 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page